gototopgototop

Powered by JoomlaGadgets

Projeto 3.1:

FORMANDO DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS – Da Iniciação cristã à maturidade na fé

Objetivo específico:

Promover a formação e a vivência da fé, conforme a "catequese por idades", de iniciados ou não, com atenção especial as necessidades de cada fase de desenvolvimento das pessoas, inclusive para a terceira idade,  resgatando e valorizando  a catequese de  adultos,  seguindo a proposta da iniciação à vida cristã, para testemunhar e transmitir o evangelho, respeitando as características de cada idade e as condições culturais, possibilitando a experiência de encontro com a pessoa de Jesus Cristo e o mistério pascal, abrindo para a vivência comunitária da fé e para a missão, num processo permanente de catequese.

O QUE

- Projetos bíblico-catequéticos para cada idade (*), com formação nas várias dimensões da vida cristã, não tendo como meta final a recepção dos sacramentos, mas o despertar para o discipulado missionário. Em cada idade, após a recepção dos sacramentos haja acompanhamento catequético que auxilie no aprofundamento e vivência do mistério celebrado.

- Escola da Fé para adultos já iniciados na vida cristã, motivando toda a comunidade para conhecer e amadurecer a própria fé, especialmente os agentes pastorais, sendo um espaço de acolhida e o despertar de novos agentes e ministros. Estar integrado ao processo de formação da Arquidiocese nos diversos níveis: Escola da Paróquia, Escola da Forania e Escola da Arquidiocese.

- Parcerias com projetos específicos de formação que aprofundem determinados aspectos da vida cristã, tais como: oração (Oficina de oração e vida) – bíblia (Cursos Bíblicos) – Cursos e Palestras em outras Paróquias ou Arquidiocese – outros.

- Ministros da Palavra e Animadores de grupo e/ou Celebração - Promover formação específica e integrada com o processo de formação paroquial.

(*) Projeto Bíblico-catequético para cada idade:

Primeira infância – 03 a 07 anos (Vinde Pequeninos)

Crianças – 08 a 11 anos (Pastoral Catequética)

Adolescentes – 12 a 15 anos (Pastoral Catequética)

Jovens – 15 a 20 anos (Rota JC)

Adultos – acima de 20 anos (ICA)

COMO

Nos projetos bíblico-catequéticos, observar as etapas do processo de Iniciação Cristã, adaptando-as de acordo com as faixas etárias. (1º anúncio que suscita a fé – Busca das razões de crer = Catequese – Celebração dos Sacramentos – Integração na Comunidade Eclesial e Testemunho apostólico missionário).

Usar o método do Ver – Iluminar – Agir – Celebrar e Rever.

Utilizar dinâmicas e meios motivadores, tais como: oficinas de canto, música, dança, teatro,...

Para cada idade recomenda-se o uso da linguagem adequada, visando a educação e amadurecimento na fé como resposta de sentido e orientação da vida e garantia de compromisso missionário.

Elaborar um projeto para a Escola da Fé Paroquial

Divulgar e motivar a participação nas oportunidades de formação que surgirem

QUEM

Todos os agentes de pastorais deverão assumir sua missão de catequistas, também o padre.

COM QUE

Recursos materiais: livros de formação e documentos da Igreja.

Data Show, computador, materiais pedagógicos, pessoas para ministrar os cursos, profissionais em música, teatro e dança para organizar as oficinas e capacitar os catequistas.

QUANDO

A partir de 2011


ONDE

Salão Paroquial, Salas do Centro Paroquial e todo o espaço da Igreja.

RESPONSÁVEL PELO PROJETO

ECPP - Ministério da Palavra – Setor I e II

voltar