gototopgototop

Powered by JoomlaGadgets

Projeto 6.1:

CONSCIÊNCIA SÓCIO-ECOLÓGICA –

SINAL DE AMOR PELA CRIAÇÃO


Objetivo específico

Educar para a preservação da ecologia através de nova sensibilidade, nova compreensão da terra e de tudo o que nela existe e de que cada ser dê algo de si para que o todo exista, com ações articuladas para evitar a destruição da natureza, tanto no meio urbano quanto no rural e articular iniciativas para uso solidário e consciente da água, eletricidade e combustível.


O QUE

1) a) Interagir mais diretamente com os agentes pastorais

b) Fazer propaganda do Projeto Reciclar

c) Informar sobre os 3 R: Reciclar, Reutilizar e Reduzir


2) a) Cuidar da praça em frente da igreja,

b) Interagir com os líderes das comunidades ao entorno da Cooperativa no sentido de estimular a limpeza e manutenção dos terrenos vazios, e a criação de pequenas hortas comunitárias.


3) Criar parcerias com Órgãos públicos e privados, utilizando dos seus meios para se objetivar a conscientização sobre o uso dos recursos naturais. Ex: Minha escola na Sanasa, Lixo Tour, e outros.

4) Criar a Pastoral da Ecologia


COMO

- Incentivar os agentes pastorais a valorizar e dar maior ênfase ao Projeto Reciclar para que se envolvam e esclareçam a importância da reciclagem na sua rua, prédio ou condomínio; também participem

da preparação e realização anual da Semana Sócio-Ecológica.

- Organizar passeios educativos p/ as cças, jovens e adultos :((Minha escola na Sanasa, Lixo Tour, e outros.).

- Colocar lixeiras p/ separação do material reciclável e lixo orgânico, com identificação nos espaços do salão, e paróquia.

- Participar ativamente das CF quando o tema for ligado à ecologia e promoção Humana.

- Cuidar e criar canteiros/jardineiras nos espaços ao lado do salão, onde já existem algumas árvores, próximo a quadra (fundo da igreja), além de promover uma maior valorização do paisagismo da praça em frente à igreja.

- Conscientizar as pessoas para que na secretaria  reciclem papel p/ rascunho, nas reuniões das pastorais usem mais o data show e menos papel impresso. Enviar textos por email p/ socialização.

- Divulgar as ações sócio-ecológicas no jornal e site de paróquia sistematicamente.

- Usar com mais freqüência o mural de vidro da paróquia para divulgar os resultados do projeto e informar o quanto ele ajuda na preservação do meio ambiente, estimulando o envolvimento de novas pessoas na gestão da cooperativa

Integrar todas as pastorais para atingir os objetivos traçados.

- Estimular os agentes de pastoral para que nas reuniões, festas e encontros, na medida do possível, utilizem materiais não descartáveis. Incentivar para que essa experiência seja levada para suas residências.

- Estabelecer parceria para manter a praça limpa, organizada e florida.

- Utilizar objetos recicláveis p/ decoração de festas e eventos, sempre que possível.

- Conversar com os funcionários e orientá-los p/ o uso correto de água, produtos químicos e energia elétrica.

- Ter como tema transversal a ecologia nas pastorais catequéticas por idade.

COM QUE

QUANDO

ONDE


RESPONSÁVEL PELO PROJETO


voltar